O artesão Fernando Felicíssimo explica como utilizar os vitrais na decoração de ambientes
A arquitetura e a decoração se desenvolvem numa busca constante que envolve beleza, conforto, funcionalidade, elementos que concorrem para o bem estar do ser humano no espaço que ocupa. Um desses elementos, o vitral, foi criado há mais de onze séculos atrás, em países do Oriente, mas só chegou ao Brasil no ano de 1874, com o alemão Conrado Sorgenicht. Para falar mais sobre o assunto o Nos Trinks convidou o artista plástico Fernando Felicíssimo Mascarenhas, que iniciou sua trajetória artística em 1976, como aprendiz no Atelier de Gianfranco Cerri, professor da Escola de Belas Artes da UFMG. Dois anos depois inaugurou seu primeiro Atelier de Vitrais, em Campinas, mas atualmente vive e trabalha em Belo Horizonte.
Vitrais
Os vitrais são elementos encontrados em todo o mundo que simbolizam uma das fases mais criativas da arquitetura e decoração. Criado no Oriente, no século X, o vitral é constituído por pedaços de vidros coloridos combinados para formar desenhos. Seu uso foi disseminado durante toda a Idade Média, para dar destaque às construções religiosas.
Atelier
O Atelier de Vitrais Fernando Felicíssimo coloca ao seu alcance a mágica das transparências e das cores, valorizando interiores e fachadas com peças executadas a partir de projetos exclusivos, no encontro da solução inteligente para o fechamento de portas, janelas, boxes, divisórias, pisos, rebaixamento de forros e tetos, letreiros artísticos, vitrines e outros espaços.
Os vitrais são executados sobre chapas acrílicas produzidas pela Resarbrás-Metacril em espessuras que variam de 2 a 28 milímetros. Esta fábrica produz acrílicos com matéria prima virgem, o que evita futuros amarelecimentos, quando expostos à luz do sol. Sobre o acrílico é aplicada uma camada de resina de poliéster líquida e incolor -T-208 da Resana S/A .
Técnicas de fabricação
A técnica clássica de fabricação de vitrais utilizava chumbo nas junções. A cor nas peças de vidro era obtida pela adição de substâncias como o bismuto, o cádmio, o cobalto, o ouro, o cobre e outros, à massa de vidro em fusão. Por conta disso, os vitrais apresentavam problemas de estrutura, -fragilidade, deformação, corrosão manutenção difícil e custo elevado. Atualmente existem técnicas mais avançadas para a produção de vitrais, de grande valor estético, mesclando o vidro, a resina de poliéster -técnica criada do Felicíssimo e metais leves, como o alumínio.
Uso das cores
Os pigmentos franceses, alemães ou belgas possibilitam uma gama de mais ou menos 200 tonalidades, desde a total transparência até a opacidade translúcida. No tocante à durabilidade e perenidade dos tons, desenvolvemos muitos anos de pesquisa para podermos hoje oferecer um produto duradouro. As possibilidades de desenho são infinitas, podendo os vitrais serem abstratos, geométricos, florais, sacros, etc.
Instalação e manutenção
Em alguns casos, justapomos pelo lado externo uma chapa de vidro do mesmo tamanho do vitral, com a função de protegê-lo de possíveis arranhões. Os vitrais são instalados, encerados e envernizados -cera e verniz especiais para poliéster . Sua manutenção só requer um pano úmido. A modulação das esquadrias pode ser projetada para comportar até 3.00 x 2.00 metros de vão livre, o que possibilita mais limpeza visual e maior liberdade para criação dos desenhos. As esquadrias devem também usar baguetes parafusados ou de pressão.
ONDE ENCONTRAR:
Atelier Fernando Felicíssimo -atendo em todo territorio Nacional
.O Entrei.net é uma maneira divertida e fácil de encontrar, recomendar e falar sobre o que é bom (e não tão bom assim). Conteúdo está sendo copiado do Guia de Empresas Entrei.net - www.entrei.net
Realize uma cotação, visualize as opiniões .
Escreva sua opinião, faça uma resenha!
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Guia Entrei.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Guia Entrei poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto .
Ligue para (31) 9654-2361 e entre em contato com a empresa VITRAIS FELICISSIMO agora mesmo.
Localizada no CEP: 36330-000, a empresa VITRAIS FELICISSIMO está cadastrada no endereço RUA ANTONIO DE PADUA SILVA, 58.
Para ter a rota completa e chegar até a empresa VITRAIS FELICISSIMO, basta clicar em “Mapa” nessa página e encontrar o melhor caminho a partir da sua localização atual.
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso