Bahia - BA
Histórico
Abaré é uma palavra de origem indígena e significa ?Homem de batina?. Expressão utilizada para nomear os padres e missionários que chegaram à região com objetivo de catequizar os habitantes do local, numa área habitada inicialmente por povos indígenas.
Na primeira metade do século XIX, Abaré era apenas uma Fazenda que pertencia ao Sr. Nicolau Tolentino da Conceição, um jovem inteligente, de mentalidade evoluída, descendente de Portugal, procedente de Salvador, chegou para explorar as terras compradas da Família D?Ávila. Pois estas terras pertenciam à Casa da Torre fundada por Garcia D?Ávila, um dos homens mais poderosos e ricos da Bahia. Garcia organizou economicamente o e espaço conquistado, estabeleceu relações sociais e conquistou um potentado político ao longo do Rio São Francisco.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Abaré (ex-povoado), pela lei estadual nº 628, de 30-12-1953, subordinado ao município de Chorrochó.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Abaré, figura no município de Chorrochó.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Abaré, pela lei estadual nº 1730, de 19-07-1962, desmembrado de Chorrochó. Sede no atual distrito de Abaré. Constituído de 2 distritos: Abaré e Ibó, ambos desmembrados de Chorrochó. Instalado em 07-04-1963.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Abaré e Ibó.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: Prefeitura Municipal
Data de atualização: 04/05/2011
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso