Histórico
No princípio, nesta terra tudo era sertão coberta de mata com predominância de pinheiros, muitos animais selvagens e habitada por índios possivelmente da tribo kaingangue que viviam da coleta de produtos naturais, da caça e pesca.
Relata a história que os pioneiros na desbravação destes sertões foram liderados por José Nogueira do Amaral e seus descendentes, tomando posse desta terra denominada ?Sesmaria dos Nogueiras?, posteriormente Fazenda Laranjeiras.
Os Nogueiras abriram um picadão que cruzava os sertões de Rio Bonito, ligando o rio Iguaçu à estrada antiga de Foz do Iguaçu.
Ao Nogueirinha ( descendentes de José Nogueira do Amaral ), que residia na costa do rio Iguaçu, vendeu uma parte de sua posses para Horácio Pio, aproximadamente entre 1900 a 1910
Estes que foram considerados os primeiros moradores da região praticavam a agricultura de subsistência. Posteriormente outras famílias vieram a aqui se instalaram da mesma forma.
Devido a dificuldade de transporte e a grande a distância a percorrer pelo ?picadão? os primeiros moradores foram abrindo atalhos para encurtar caminho, desbravando então estes sertões.
Em 1945 o ensino das crianças era feito por professores particulares na escola conhecida como casa escolar de Rio Bonito. Com o aumento do povoado por volta de 1948, foi solicitado para lecionar na escola o primeiro professor público, passando a mesmo a denominar-se Escola Isolada de Rio Bonito.
Não havia igreja no lugar, cada família fazia suas rezas em casa. Só mais tarde os moradores resolveram edificar a primeira capela em louvor a Santo Antônio, que tornou-se santo padroeiro de Rio bonito.
Em 1951, na administração do prefeito de Laranjeiras do Sul, Sr. Alcindo Natel de Camargo a comunidade de Rio Branco foi elevada a categoria de distrito.
Até o ano 1968 a região era explorada por safrista, os quais faziam a derrubada da mata para plantar milho e colocavam suínos para a engorda, que eram comercializados em Ponta Grossa. A partir deste ano começou o plantio extensivo e a comercialização de produtos agrícolas, que até então só eram usados para a subsistência.
Nesta época a população de Rio Bonito já contava com migrações de várias famílias vindas principalmente do Sul do país em busca de terras mais produtivas, dando um grande avanço na agricultura, estas famílias eram na maioria de descendentes européia ( alemã, polonesa e italiana ), diversificando assim, a composição étnica da população.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Rio Bonito, pela lei municipal nº 19, de 30 de 11-1953, subordinado ao município de Laranjeiras do Sul.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Rio Bonito, figura no município de Laranjeiras do Sul.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.
Elevado à categoria de município com a denominação de Rio Bonito do Iguaçu, pela lei estadual nº 9916, de 20-03-1992, desmembrado do município de Laranjeiras do Sul. Sede no atual distrito de Rio Bonito do Iguaçu (ex-Rio Bonito). Constituído do distrito sede. Instalado em 91-0-1993.
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1999.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 5 distritos: Rio Bonito do Iguaçu, Assentamento Ireno Alves dos Santos, Campo do Bugre, Linha Rosa e Pinalzinho.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte:
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso