Acre - AC
Histórico
O nome Epitaciolândia se originou da junção das palavras Epitácio+Lândia em homenagem ao Ex-Presidente da República Epitácio Pessoa, à época em que a comunidade passou a categoria de Vila, e lândia face a grande expansão campestre que o município ocupa.
Aos poucos a comunidade foi se desenvolvendo formando um pequeno vilarejo, onde foram instalados comércios, igrejas, escolas, etc. O que lhe deu estrutura para passar a categoria de Vila e recebendo o nome de Vila Epitácio Pessoa, isto por volta de 1958. Seu desenvolvimento sócio-político-econômico se deu ao longo de vários anos, com a criação de Escolas e instituições como: Sub-Delegacia, Sub Prefeitura, instalação da 4ª Companhia Especial de Fronteira, Fundação do Campo de Aviação, Posto de Fiscalização na Fronteira, expansão do comércio e organização política, etc.
A Vila Epitácio foi adquirindo estrutura física o que deu condições a ser amparado pela Lei de criação dos 10 (dez) novos municípios e no dia 13 de abril de 1992, data em que se realizou o 3º Plebiscito, Epitaciolândia elevou-se à categoria de mais novo município do Estado do Acre.
Epitaciolândia antes de passar a categoria de município, era distrito pertencente ao município de Brasiléia, separado apenas pelo Rio Acre. Sua passagem de Vila à categoria de município, passou por um processo democrático. Seu povo foi convidado a dizer sim ou não através de Plebiscito voto direto e secreto. Não havia a idéia de Vila Epitácio elevar-se a município de Epitaciolândia, mas foi através da vontade democrática de seu povo, com o percentual de mais ou menos 95% (noventa e cinco por cento) dos votos válidos no sim, que o município de Epitaciolância conseguiu sua emancipação política e administrativa em 28 de abril de 1992, pela Lei nº 1.026/92.
Gentílico: epitaciolandense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Epitaciolândia, pela constituíçào estadual de 01-03-1963, desmembrado de Brasília. Sede na antiga vila de Epitácio Pessoa, constituído do distrito sede. Instalado em
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Epitaciolândia, pela lei estadual nº 1026, de 28-04-1992, desmembrado de Brasiléia e Xapuri. Sede no distrito de Epitaciolândia ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso