Amazonas - AM
Histórico
A cidade de Tabatinga deriva do povoado de São Francisco Xavier de Tabatinga, fundada na primeira metade do séc. XVIII por Fernando da Costa Ataíde Teives, que para ali transferiu um destacamento militar do Javari ( mais ao sul, nas fronteira Brasil ? Peru), estabelecendo um posto de guarda de fronteiras entre domínios do Reino de Portugal e da Espanha. Também como postos militares de fronteira foram criadas mais tarde (década de 30 do séc XX), do lado brasileiro, Vila Ipiranga e Vila Bittencourt, os dois outros pontos povoados de maior expressão.
Tabatinga foi por um longo período um subdistrito de Benjamin Constant, que era o distrito-sede da região
Tabatinga é uma palavra de origem indígena que no Tupi significa "barro branco" de muita viscosidade, encontrado no fundo dos rios, e, no Tupi Guarani quer dizer "casa pequena".
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Tabatinga, pela Emenda Constitucional nº 12, de 10-12-1981, (Art. 2º ? disposições gerais e transitórias). delimitado pelo decreto estadual nº 6158, de 25-02-1982, desmembrado dos municípios de Benjamin Constant e São Paulo de Olivença. Sede no atual distrito de Tabatinga, de Benjamin Constant. Instalado em 01-02-1983.
Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Fonte: www.cnm.org.br
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso