Quem nasce em Itaubal é itaubense (gentílico).
Histórico: Conforme alguns moradores mais antigos do lugar, desde 1935 aproximadamente, algumas famílias que vieram das ilhas do Pará, em busca de boas terras e farta alimentação, fundaram ali um povoado, onde trabalharam em suas lavouras. Nessa época o lugar possuia e em grande abundância um tipo de árvore (madeira de lei) conhecida como itaúba, o que levou seus habitantes a denominarem o povoado de Itaubal.
Economia: Sua Economia está inserida principalmente no Setor Primário com a criação de gado bovino, bubalino (maior proporção), suíno, na cultura da mandioca, da melancia, do abacaxi, do maracujá, do caju; da psicultura (cultura do pirarucu), assim também da pesca (pirarucu , tucunaré, traíra, acará, tamuatá, etc.).
No Setor Secundário com a extração e fabricação de palmitos de açaí (Equador).
No Setor Terciário algumas mercearias.
Atração Turística: Como atração turística: cachoeira e corredeiras, os lagos e igarapés, para o banho e a pesca esportiva.
Eventos Culturais: O padroeiro desse município é São Benedito, que é festejado com muita fé na segunda quinzena de novembro, já que sua população é muito religiosa (católica).
Fonte: SOUZA, Manoel Dorandins Costa de. A Evolução Política, Demográfica e Sócio-Econômica do Amapá. Coordenação do Curso de História. Universidade Federal do Amapá. Macapá/AP, 1995. 101 p. (trabalho de conclusão de curso)
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso