Quem nasce em Porto Grande é portograndense (gentílico).
Histórico: Porto Grande teve sua origem da mesma forma que Ferreira Gomes, de uma pequena colônia, às margens do Rio Araguari, onde segundo alguns moradores antigos, dizem ali ter existido uma mercearia denominada ?Porto Grande?. Quando o pessoal que trabalhava em Porto Platon, queriam comprar qualquer coisa, falavam assim: ?Vou fazer umas compras lá em porto grande?.
Economia: Em sua economia segue a mesma linha dos outros municípios: No Setor Primário faz criação de gado bovino e bubalino em maior proporção e Suíno. Com destaque para o extrativismo vegetal, com a exploração pela companhia CHAMPION, do pinho (pinus) que serve para a fabricação de celulose.
Dispõe ainda de muita madeira: acapu, maçaranduba, andiroba, aquariquara e cupiúba, que é extraída e vendida em toras para as serrarias de Macapá e Santana.
No Setor Secundário verifica-se a extração e fabricação do óleo de dendê, pela COPALMA. No setor mineral, possui o ouro, cassiterita, ferro e o bismuto.
No Setor Terciário: possui bares, mercearias e boates.
Atração Turística: Tem como atração turística: um balneário (uma piscina natural), a qual oferece aos finais de semana boa opção de lazer.
Eventos Culturais: Todo ano tem o Festival do Abacaxi, atraindo pessoas de quase todos os municípios do Estado, inclusive de outras UFs. Além dos festejos em outubro para Nossa Senhora Aparecida do Brasil, padroeira da cidade.
Fonte: SOUZA, Manoel Dorandins Costa de. A Evolução Política, Demográfica e Sócio-Econômica do Amapá. Coordenação do Curso de História. Universidade Federal do Amapá. Macapá/AP, 1995. 101 p. (trabalho de conclusão de curso)
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso