Quem nasce em Tartarugalzinho é tartaruguense (gentílico).
Histórico: Há quem diga que o primeiro povoado a se originar foi o Tartarugal Grande, que ficava às margens de um rio com o mesmo nome. No entanto, esse rio sempre foi muito encachoeirado, o que dificultava muito no transporte feito por ele. Daí alguns moradores mudarem-se para um outro lugar que o chamaram de Tartarugalzinho, por tratar-se de um afluente do Rio Tartarugal Grande. Onde não tinham a mesma difuculdade, principalmente no transporte de gado por via fluvial.
Economia: Sua economia no Setor Primário é a criação de gado bovino, bubalino (em maior proporção) e suíno, e culturas de subsistência como a mandioca, a laranja, etc., e a pesca artesanal. Com implantação da CHAMPION, tem o extrativismo vegetal (mudas de Eucalipto), cujo objetivo visa a plantação de eucalipto para abastecer indústria de papel e celulose, em Munguba - Pará.
No Setor Secundário algumas serrarias, padarias e a extração de ouro,
No Terciário, algumas mercearias, bares e boates.
Atração Turística: Sua principal atração turística: é a própria região que serve para os paradisíacos passeios ecológicos.
Eventos Culturais: a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira da cidade, realizada em meados de outubro, São Raimundo, em agosto, bem como o festival da banana, realizado em setembro. Festas juninas, com a escolha de Miss Caipiras, etc.
Fonte: SOUZA, Manoel Dorandins Costa de. A Evolução Política, Demográfica e Sócio-Econômica do Amapá. Coordenação do Curso de História. Universidade Federal do Amapá. Macapá/AP, 1995. 101 p. (trabalho de conclusão de curso)
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso