O município de Andaraí localiza-se na Zona Fisiográfica da Chapada Diamantina no estado da Bahia. Faz limite com os municípios de Lajedinho, Ibiquera, Lençóis, Ibicoara, Itaetê, Nova Redenção e Mucugê. Localiza-se a uma Altitude de 440m, Latitude de 12º48'0?, e Longitude de 41º20'0?. Está situada a 414 Km de distância da capital.
HISTÓRICO - O território do município foi primitivamente habitado ou visitado pelos índios Cariris, sendo resquícios daquela época os nomes indígenas dados a localidades e a acidentes geográficos, como por exemplo, Andiray (depois transformado no topônimo Andaraí), Andira (morcego) e y (rio) = rio de morcegos. Presume-se que a designação do nome da cidade tenha sido inspirada pela presença de grandes grutas.
O descobrimento daquelas terras data de 1845 ou 1846. Deve-se ao ciclo dos minérios a colonização ali, cabendo ao capitão José de Figueiredo, seus dois filhos, genro e alguns escravos, procedentes de Santa Isabel do paraguaçu, atual Mucugê. A penetração inicial no território visava a descobrir minas de diamante e de ouro.
Aqueles pioneiros obtiveram grandes resultados na exploração de pedras preciosas; todavia dez meses depois, acossados pelas febres, retiraram-se com destino a Grão-Mogol, onde difundiram a grande fama das minas de Andaraí, o que ocasionou a invasão da região por bandos de garimpeiros que ali se instalaram. Esses novos exploradores provinham das minas do Rio de Contas, de Caetité e de Bom Jesus do Rio de Contas.
As pedras preciosas continuavam a surgir em abundância, e os garimpeiros deixavam engravatados os leitos dos rios e dos riachos, os brejos, as encostas e os cumes das serras. Em compensação criou-se o núcleo geográfico no melhor, mais ativo e afamado garimpo.
Assim, nasceu Andaraí, que foi crescendo com a vinda de indivíduos de outras classes. Melhores edificações foram estabelecidas, criou-se o comércio local, indústrias de transformação foram introduzidas; construiu-se a capela.
O povoado continuou a desenvolver-se. A Lei provincial nº1811, de 11 de junho de 1878, criou o distrito de paz de Andaraí e o elevou a sede de paróquia, com território da frguesia de São João do Paraguaçu.
Seis anos depois, a Resolução imperial nº 2 439, de 15 de maio de 1884, fez que o povoado Xique-Xique fosse, também, sede de distrito de paz.
A povoação de Andaraí foi elevada à categoria de vila, pela Resolução provincial nº 2 444, de 19 de maio do mesmo ano, e o território elevou-se a município do mesmo nome, composto pelos distritos de Andaraí e Xique-Xique, sendo desmembrados de Santa Isabel do Paraguaçu (atual Mucugê).
Nas divisões administrativas subseqüentes, tal situação administrativa continuou até a criação de mais um distrito, o de Ubiraitá.
Fonte: FONTES: SEI, 2003; DERBA, 1994; IBGE, 1997; SEI, 1994 http://www.ibge.gov.br/home/ - Enciclopédia dos Municípios Brasileiros.
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso