Bahia - BA
Histórico
O Município de Filadélfia foi primitivamente habitado pelos índios Cariris (objetos arquelógicos e fatos históricos narrados). Conta-se que o lendário cangaceiro Lampião muitas vezes utilizou a região como trilha nas suas visitas ao Estado de Sergipe, passando por Queimadas, Euclides da Cunha e Pernambuco, quando "arranchava-se" em fazendas, às margens do Rio do Aimpim, que era passagem para a então emergente Belo Monte (Canudos).
Várzea do Curral, assim ficaram conhecidas essas terras que por muito tempo pertenceram ao território de Campo Formoso, em razão do grande número de várzeas e da existência dos currais do pioneiro e histórico fazendeiro Alvino Pererira Maia, homem conhecido por sua bondade e espiríto de luta, e sobre quem muitas histórias são contadas. Uma delas, diz que a Várzea do Curral passou a chamar-se "Pega Nego" devido a briga de seu Alvino com o negro morador da vizinha localidade de "Lagarto".
O pequeno arraial foi crescendo e aos poucos transformou-se em povoado, através do projeto do vereador e presbítero Eudaldo, passando a chamar-se Filadélfia, palavra grega que significa: "irmãos que se amam.
Em 1951, elegeu José Passos de Oliviera, o primeiro vereador da localidade que se integrava ao Município de Pindobaçu, elegendo posteriormente vários outros representantes.
Filadélfia criava sua própria identidade. Tornava-se pólo produtor de feijão da região e com a luta de seus filhos, que ansiavam pela emancipação do município, e sob o comando de Manelinho, através do deputado estadual João Emilio foi apresentado à Assembléia Legislativa da Bahia o projeto de lei nº 4.960, de 23 de maio de 1979, que criava o município de Filadélfia. Sua emancipação política só foi alcançada no dia 9 de maio 1985, sendo desmembrado do Município de Pindobaçu, no então governo de João Durval Carneiro, consagrando-se a grande vitória do povo filadelfense e do líder Cecentino.
Com o passar dos anos o inevitável progresso chegou, violentando as matas virgens, cortando suas terras férteis para construção da estrada que ligaria o entroncamento de Capim Grosso a Juazeiro.
Fonte: Prefeitura Municipal de Filadélfia. IBGE.
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso