Bahia - BA
Histórico
A cidade de Lençóis surgiu em meados do século XIX com a descoberta de muitas jazidas de diamantes na região da cidade de Mucugê. Em pouco tempo as terras foram ocupadas por exploradores e comerciantes de diversos lugares do país, que em comum tinham a ambição do rápido enriquecimento.
Até cerca de 1871 a exploração das lavras diamantinas contribuiu para a construção de Lençóis. São desta fase as construções mais elaboradas da cidade, como a Capela de Nosso Senhor dos Passos, e nos saraus era comum usar diamantes para enfeitar as roupas dos participantes. Um consulado francês chegou a funcionar ali com a intenção de estreitar os laços comerciais entre a França e a região.
O esgotamento parcial dos solos da região e a concorrência de pedras encontradas no sul da África levou Lençóis a uma era de extrema pobreza e escassez de recursos. O comércio e o garimpo foram abandonados por seus exploradores.
A plantação de café, e mais tarde, a extração do carbonato (de mesma composição do diamante, porém menos concentrado) ajudam a retomar em parte a economia da cidade.
A decadência da região evidenciou ainda mais os conflitos políticos encabeçados por coronéis e levados ao extremo pelos jagunços. Mais uma vez a lei do mais forte ditava os limites em toda a região, em conflitos que durante decadas resultaram em assassinatos, sequestros e até uma cinematográfica luta contra os membros da Coluna Prestes, em 1926.
Gentílico:
Formação Administrativa
Pela Lei provincial de 18 de dezembro de 1856, o distrito de Lençóis é desmembrado do Município de Santa Isabel do Paraguaçu (atual Mucugê).
A aglomeração, elevada então à categoria de vila, ganha o nome de Comercial Vila de Lençóis, em referência aos grandes comerciantes de pedras e mercadores, inclusive estrangeiros, que proliferavam na região.
Comercial Vila de Lençóis, é elevada à categoria de cidade pela Lei provincial nº 946, de 20 de maio de 1864.
Fonte: SEI (BA); DERBA (BA); http://www.ibge.gov.br/home/; http://www.cidadeshistoricas.art.br/lencois/len_his_p.php; http://pt.wikipedia.org
Data de atualização: 29/10/2008
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso