Bahia - BA
Histórico
Seus primeiros habitantes foram os índios, que a denominaram de Maiquinique, que na língua tupi-guarani significa "rio de peixes pequenos".
O Município de Maiquinique começou a surgir a partir do ano de 1934, com a roçagem da área pelos senhores Maçu Gato, Anízio Bonifácio, Simião Magro, Marciano Rocha, João Porto, Jacinto Filho, Alvino Chaves, José Furtuoso, João de Inácio, Francisco José dos Santos, entre outros.
A primeira casa à base de taipa, foi construída em 1935 pelo senhor Henrique Queixadas, localizada na atual Rua Tertulino Silveira da Silva.
Após o surgimento do arraial, deu-se a doação de terras pertencidas ao senhor Francisco Martins de Almeira e sua esposa Felismina Alves Martins, no dia 23 de abril de 1946, tendo como donatário a Prefeitura Municipal de Macarani.
Gentílico:
Formação Administrativa
Somente em 16/07/1962, o Município de Maiquinique foi desmembrado por força da Lei Estadual nº 1718, sendo instalado em 07/04/1963, passando a ser Comarca de Macarani.
A sede de Maiquinique hoje limita-se ao nascente com a propriedade de Beline Santos e Lourival Oliveira, ao poente com a propriedade de Adauto Meira, ao norte com o Rio
Maiquinique, e, ao sul com propriedade de Lourival Oliveira e
Nadir Alves.
Em 18 de abril de 1969, o então prefeito de Maiquinique, adquiriu dez hectares de terras pertencidas ao senhor Alfirio Alves Ferreira, onde foi instalado o distrito de Pouso Alegre, Município de Maiquinique.
Fonte: Prefeitura Municipal de Maiquinique
Data de atualização: 02/11/2008
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso