Bahia - BA
Histórico
A cidade de Mucugê é uma das mais antigas da região da Chapada Diamantina. A cidade era um dos principais centros de exploração de ouro e de diamantes, assim como a famosa cidade de Lençóis, apresentando até hoje os casarões coloniais de estilo português.
Nas primeiras décadas do século XIX, quando um antigo garimpeiro de nome José Pereira do Prado, conhecido como Cazuza do Prado, que passando por essas terras em 25 de junho de 1844, suspeitou no cascalho do Rio Mucugê, próximo ao Rio Cumbucas, possuir características de um cascalho diamantífero, naquele dia de São João, as terras altas da Serra do Sincorá começaram a justificar o nome pelo qual, se tornaram conhecidas como Lavras Diamantinas.
Após a revelação, houve uma corrida desenfreada em busca do sonho da riqueza rápida, atraindo para Mucugê, uma população de mais 30.000 habitantes.
Nasceu assim a povoação de Mucugê do Parguaçu.
Gentílico:
Formação Administrativa
Pela Lei provincial 271, de 17 de maio de 1847, foi criada a Vila Santa Isabel do Paraguaçu, desmembrada de Rio de Contas. A cidade ganharia o nome de Mucugê, mais tarde, pela Lei estadual nº 1.556, de 23 de agosto de 1917.
Fonte: SEI (BA); DERBA (BA); IBGE; http://www.cidadeshistoricas.art.br/mucuge/muc_his_p.php
Data de atualização: 02/11/2008
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso