Riacho de Santana
Histórico:
A primeira penetração no território do município realizou-se nas margens do rio Boqueirão, a 14 km da atual cidade, onde havia uma pequena aldeia de índios Canindés, em 1695. Em 1758, aparece Pedro Leolino Maiz explorando a região após a descoberta de minas de salitre. Pessoas acorreram ao local para a exploração das citadas minas e fundaram o arraial de Riacho de Santana, no território de Montte Alto. Dezessete anos depois, o arraial de Riacho de Santana elevado á categoria de vila pela lei provincial 1.826, de 13 de agosto de 1878, que tambem criou o município do mesmo nome, com território desmembrado de Monte Alto, sendo inaugurado em 19 de abril de 1879.
Localização: O município está localizado na zona fisiográfica do Médio São Francisco e situado no Vale do São Francisco.
Limites: Matina, Igaporã, Macaúbas, Bom Jesus da Lapa e Palmas de Monte Alto.
Área: A área do município é de 2.956 Km2.
Coordenadas Geográficas: A sede municipal possui as seguintes coordenadas 13º86?34 ?? de latitude sul e 42º56?29 ?? de longitude oeste.
Altitude: A altitude da sede municipal é de 623 metros.
Distância: Da Sede para a Capital do Estado 846 km.
Hidrografia: Bacia Hidrográfica do São Francisco.
Clima: Tipo climático Seco a subúmido e Semi-árido.
Solo: Tipo de solo Latossolo Vermelho ? Escuro eutrófico, Podzólico Vermelho ? Amarelo eutrófico, Podzólico Vermelho - Amarelo distrófico, Solos Litólicos eutróficos, Latossolo Vermelho ? Amarelo álico, Planossolo Solódico.
Vegetação: Floresta estacional decidual, contato catinga ? floresta estacional, cerrado arbóreo aberto, sem floresta de galeria.
Relevo: Pediplano Sertanejo, Patamares Orientais e Ocidentais do Espinhaço, Serras Setentrionais do Planalto do Espinhaço.
Geologia: Gnaisses, migmatitos, sienitos, granitos, quartzitos, arenitos feldspáticos, depósitos aluvionares e coluvionares.
População: Contagem da População/2007 ? 29.425 hab.
Estimativa em Janeiro de 2008 ? 30.444 hab.
Atividades Econômicas: Agricultura ? Pecuária ? Indústria ? Comércio.
Fonte: IBGE
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso