Goiás - GO
A construção da estrada de rodagem ligando Anápolis à cidade de Campinas (hoje bairro de Goiânia), foi o motivo determinante para que houvesse a formação de um pequeno povoado, nas imediações, onde hoje se localiza a sede municipal.
As primeiras construções rústicas se deram por volta de 1928, quando o senhor Manoel Antônio e Joaquim Soares da Silva, proprietários das terras da localidade doaram uma área de terras a Nossa Senhora Aparecida para a construção de uma capela e formação do patrimônio.
As construções se avolumaram gradativamente, e como todo lugarejo no interior, foi conhecido durantes vários anos simplesmente como "Currutela". Sendo a região rica em terras de cultura, seus habitantes iniciaram alí a atividade agrícola, cultivando arroz, milho, feijão e café, embora em pequena escala, porém, responsável pelo progresso e o crescimento do povoado, em desenvolvimento.
Integrante que era do município de Anápolis, a Câmara Municipal de Anápolis, pela Lei nº 76, de 13 de julho de 1948, lhe concedeu autonomia distrital, quando o povoado já era conhecido pelo nome de Goianápolis. Esta denominação se deveu ao fato de que a localidade se situava entre as cidades de Goiânia e Anápolis.
Pela Lei Estadual nº 2.142 de 14/11/1958, o distrito foi transformado em município, conservando a mesma denominação, vindo a ocorrer a sua instalação em 01 de janeiro de 1959.
O município teve seu primeiro prefeito o senhor José Résio, nomeado, e o primeiro prefeito eleito o senhor João Batista Machado. O município até então, termo judiciário da Comarca de Anápolis, teve sua comarca criada através da Lei nº 3.908 de 11/11/1961, vindo a ser instalada em 30 de junho de 1964. O primeiro Juiz de Direito da comarca foi o Dr. Barulas Alves dos Reis.
O gentílico da localidade é denominado GOIANAPOLINO.
O município faz parte da microrregião Goiânia. Sua sede municipal está localizada a 16º 30' 36" de latitude sul e 49º 00' 36" de longitude W. Gr.
Limita-se com os municípios de Nerópolis, Terezópolis de Goiás, Anápolis, Leopoldo de Bulhões, Bonfinópolis, Senador Canedo e Goiânia. Seus ribeirões todos de pequeno porte são alimentadores e formadores da bacia hidrográfica do Rio Paraná, destacando-se entre eles apenas o Ribeirão João Leite. Quanto ao relevo o município não apresenta elevações de grande porte, destacando-se apenas o Morro das Laranjeiras e a Serra da Canastra.
Seu clima é tropical temperado, apresentando uma temperatura média compesada de 19 graus centígrados.
Fonte:
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso