Situa-se no Mato Grosso Goiano e teve origem com a fixação no local dos pioneiros Pedro Luiz Tavares, antônio João de Araújo e Tomás Lobo, por volta de 1930. A lendária figura do padre Pelágio foi quem celebrou a primeira missa em Santa Bárbar, na capela em louvor a essa Santa. Em 12 de setembro de 1963 emancipou-se.
O município é cortado pelas GOs 060, 152 e 222. Na agropecuária destaca-se com a produção de arroz, milho e feijão e uma das maiores produções leiteiras do Estado. É também grande produtor de melancia. A fsta em louvor a Santa Bárbara, padroeira, é comemorada nos dias 24 e 25 de setembro.
Por volta de 1930, com a fixação na região de Pedro Luiz Tavares, antônio de Araújo e Tomás Lobo, começou a surgir o município de Santa Bárbara. Em 1932 foi construída uma capela em louvor a Santa Bárbara e celebrada a primeira missa no local pelo padre Pelágio, considerando santo por fiéis de toda a região. A capela motivou a população a batizar o local de Santa Bárbara de Goiás.
Sua elevação a Distrito ocorreu em 12 de setembro de 1963, pertencente ao município de Trindade. No mesmo ano, em 23 de outubro, ganhou sua autonomia. Foi uma ds localidades goianas que mais rapidamente passou de condição de Distrito para município. Santa Bárbar, com 5.123 habitantes, localiza-se às margens da GO-060. Está a 43 quilômetros de Goiânia. Sua base econômica é a agropecuária. O município se destaca ainda na produção industrial. Pertence a microrregião de Anicuns e mesorregião Centro Goiano.
Lei de criação nº 4.710 de 23-10-1963.
Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso