Goiás - GO
Histórico
O povoamento de Santa Isabel teve início por volta de 1947, quando José Camelo de Faria, alcunhado ?José Cearense?, procedente de Castrinópolis ? Jaraguá, adquiriu parte da fazenda Terra Branca, estabelecendo-se ali com sua família.
Posteriormente, vieram várias famílias, procedentes de Minas Gerais e Bahia, atraídas pela fertilidade das terras e pelas notícias da promissora região, formando-se o lugarejo voltado para a exploração da agropecuária.
Em 1949, já com vários estabelecimentos comerciais, José Camelo de Faria procedeu ao loteamento de parte de suas terras para a fundação do povoado que recebeu o nome de ?Santa Isabel?, em homenagem à esposa do fundador e à padroeira local.
Mais tarde deu-se nova doação para edificação da Igreja Católica de Santa Isabel. E, em 16 de novembro de 1960, o povoado passou à condição de distrito, através da Lei Municipal nº 21, integrando o Município de Jaraguá.
Depois de vários movimentos em prol da emancipação, através de abaixo-assinados com centenas de eleitores, o distrito alcançou sua autonomia político-administrativa, pela Lei Estadual nº 9187, de 14 de maio de 1982, instalado oficialmente em 1º de fevereiro de 1983.
Gentílico: santa-isabelense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Santa Isabel ex-povoado, pela lei municipal nº 21, de 16-11-1960, subordinado ao município de Jaraguá.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito figura no município de Jaraguá.
Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Isabel, pela lei estadual nº 9187, de 14-05-1982, desmembrado de Jaraguá. Sede no antigo distrito de Santa Isabel ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1983.
Em divisão territorial datada de 15-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte:
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso