Histórico
A PARTIR do povoado Regalo, começa a história, de Afonso Cunha, pois ali, nos limites de Coelho Neto e Chapadinha, iniciava-se o desbravamento do território. A formação inicial do lugar não se alterava e apenas, em pequena escala, explorava-se lavoura e o extrativismo.
A família Bacelar, influente na política de Coelho Neto e gozando da simpatia do Governo do Estado, iniciou a proposição para criar-se o município, dando-lhe o topônimo de Afonso Cunha, em homenagem ao poeta caxiense, grande amigo da família.
Apresentado o Projeto e encaminhado à consideração da Assembléia Legislativa do Estado, recebeu total apoio, sendo logo aprovado através da lei estadual nº 87, de 10 de outubro de 1959, com o nome de Afonso Cunha, sendo desmembrado de Coelho Neto.
Gentílico: afonso-cunhense
Formação administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Afonso Cunha, pela lei estadual nº 7, de 10-10-1959, desmembrado de Coelho Neto. Sede no atual distrito de Afonso Cunha ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-03-1961.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: IBGE
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso