Histórico
O POVOAMENTO surgiu quando, por iniciativa do Senador Benedito Pereira Leite, foi criada uma Coletoria, chefiada por Crispim Antunes Martins, no local em que se ergueu a Cidade. Tal medida visava salvaguardar os interesses do Estado pois, através dos rios Parnaíba e Balsas, eram escoados os produtos agrícolas da região, sem o pagamento de tributo.
Em 1909, com a melhoria da navegação fluvial e abertura de casas comerciais, verificou-se o Major Lucas Evangelista de Souza Coelho, que construíu a primeira casa de telha, onde montou um estabelecimento comercial e ativou as fontes produtoras da localidade. A chegada de novos elementos que foram se fixando na região, trouxe, também,
o crescimento da produção agrícola.
Em 1913, Foz do Balsas, nome primitivo da localidade, foi elevada à categoria de vila. Posteriormene, teve o topônimo mudado para Benedito Leite, homenagem ao ilustre maranhense Benedito Pereira Leite, magistrado, jornalista e político, nascido na cidade de Rosário, em 1857,
Gentílico: beneleitense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de Benedito Leite, pela lei estadual nº 833, de 20-03-1919.
Pelo decreto estadual nº 75, de 22-04-1931, é extinto o município de Benedito Leite, sendo seu território anexado ao município de Nova Iorque.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Benedito Leite figura com distrito do município de Nova Iorque.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Benedito Leite, pelo decreto nº 919, de 30-09-1935, desmembrado de Nova Iorque. Sendo no antigo distrito de Benedito Leite. Constituído do distrito sede. Reinstalado em 30-08-1938.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído do distrito sede.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Outras características -
Em julho, é comemorado o festejo de Nossa Senhora do Carmo (padroeira) da cidade.
O município tem como pontos turísticos a praia Ilha do Amor, e a praia Trinta Aboios, ambas localizadas às margens do rio Parnaíba, e são frequentadas principalmente entre os meses de julho e setembro.
Fonte: IBGE
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso