Histórico
Tendo escapado de um massacre no povoado Mata Velha, hoje município de Dom Pedro, Luís de Sena Leal, conhecido com Luís Cantuário, temendo novos problemas, mudou-se para o lugar o Cupins, no município de Caxias. Dali, acompanhado pelos amigos Raimundo Pedrosa, Raimundo Almiro, Pedro Pedrosa e Antônio Pedrosa partiu, em 1922, para desbravar a região, que hoje forma a Cidade.
O primeiro nome da povoação foi Centro dos Pedrosas, e Antônio Pedrosa, homenagem aos membros da família que o ajudaram a fundar o povoado.
Além de se constituir em centro de produção, desenvolveu-se o comércio, destacando-se como pioneiros entre outros, Bento Chaves, Mariano Costa, Antônio Coimbra Sobrinho e Prudência Alves Feitosa.
Com o crescente progresso do lugarejo, surgiu o primeiro Cartório Distrital, em 1946. A partir de 1950, iniciava-se o movimento em prol da emancipação do lugar, o que só foi conseguido oito anos mais tarde.
Gentílico: gonçalvino
Formação Administrativa:
Elevado à categoria de município com a denominação de Gonçalves Dias, pela lei estadual nº 1715, de 31-12-1958, desmembrado de Caxias. Sede no atual distrito de Gonçalves Dias ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 27-01-1959.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: IBGE
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso