Negros foragidos da minas enveredavam por este sertão à procura de esconderijos, onde obedecendo seus próprios instintos de sobrevivência, construíram cabanas e tendas que mais tarde constituía em colônia, dando origem aos primeiros habitantes.
Outro fator determinante na origem dos primeiros habitantes, foi o evento dos bandeirantes, que em suas andanças à procura de ouro e pedras preciosas fixaram na terra deste município, construíram moradias para servir como meio de subsistência.
Nesta época, atraídos pelo sucesso dos primeiros bandeirantes, várias famílias provenientes de São Paulo vieram em busca da mesma sorte e que não obtendo-a, se viram forçadas a alterar seus objetivos, passando a exercer a atividade agrícola, formando com isso as primeiras fazendas.
O primeiro nome do hoje município de Fortaleza de Minas aconteceu com a morte de um negro que foi enterrado perto de um monte de "areia", onde em seguida fixaram uma cruz. Mais tarde acreditando que esse negro fazia milagres, construíram uma capela colocando na mesma uma " santa", ocasião em que denominaram o lugar de Santa Cruz das Areias; nome este que permaneceu até meados dos anos 60, quando foi o município emancipado com a denominação de Fortaleza de Minas, novo topônimo atribuído em virtude da existência de uma serra e um ribeirão nas proximidades denominados Fortaleza.
Acrescentado "de Minas" para diferenciar-se da capital do Estado do Ceará.
Gentílico: Fortalezense.
Fonte: Arquivos da Agência do IBGE de Passos/MG Prefeitura Municipal de Fortaleza de Minas.
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso