Antes, era um lugar de mata virgem, com a chegada de um senhor cujo nome era Major José Luiz da Silva Viana, juntamente com sua família e seus escravos, conseguiu formar uma grande fazenda, a qual deu o nome de São José , onde viveu por muitos anos.
Mais tarde doou aos filhos a fazenda e todo seu patrimônio, que constituía de uma capela e três casas laterais.
Neste pequeno povoado, o Major veio a falecer, e após a sua morte foi dado o nome à capela de São José em memória do desbravador.
E a história registra que o primeiro nome dado ao povoado foi São José dos Quatis, por haver na mata muitos quatis na época.
Após o falecimento do Major José Luiz e sua esposa, ambos sepultados na capela Brás Fuscalde, e na porta da capela foi sepultado o construtor da mesma e colocada uma pedra no lugar, esta pedra foi mantida debaixo das escadarias da igreja. Há tempo atrás existiam na igreja as imagens dos filhos ilustres feitas pelo artesão Joaquim Barroso, em madeira talhada a canivete, infelizmente foram vendidas ao museu do Rio de Janeiro, e as poucas que restaram se encontram guardadas na igreja.
Posteriormente, após elevada à categoria de Distrito, o nome do povoado de São José (que era chamado de São José da Pedra Bonita) passou a ser somente Pedra Bonita, simbolizando uma pedra rara, de 1.437 m de altitude em relação ao nível do mar, destacada pela altura, entre outras da região.
Pedra Bonita foi elevada a categoria de Distrito por mais de 100 anos, pertencendo ao município de Ponte Nova e antiga Comarca de Rio Turvo, sendo que em 27 de julho de 1889 passou a pertencer a cidade de Abre Campo - MG.
O primeiro Líder Político do Distrito de Pedra Bonita foi Antônio Nicolau Viana e logo em seguida o Coronel Pedro Vitor de Oliveira, que veio para ficar na história.
Na data de 21 de dezembro de 1995, através da Lei Estadual n.º 12.030/95, Pedra Bonita foi emancipada, desmembrando-se do município de Abre Campo, tornando-se cidade. O 1º ano de Administração Político-Administrativa foi em 1997, tendo como 1º Prefeito Municipal o Sr. TROVÃO VITOR DE OLIVEIRA, filho do saudoso Coronel Pedro Vitor de Oliveira.
Datas e feriados fixos:
- 19 de março: Dia de São José ? Padroeiro de Pedra Bonita;
- 10 de agosto: Comemora o dia do nascimento do Cel. Pedro Vitor de Oliveira;
- 22 de outubro: Aniversário da cidade.
Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDRA BONITA IBGE - FUNDAÇÃO INSTITUO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso