Histórico
A região que hoje compreende o atual município, antigamente, era chamada de Bruxas e, posteriormente, Bruscas, recebendo o topônimo de Curral Velho somente em 1.850, em alusão a um antigo Curral abandonado.
Dizem os historiadores que um senhor chamado Panta-Negro implantou naquele mesmo ano uma fazenda na localidade, transferindo para Francisco Lacerda e, este, deu de presente a seu genro José Cavalcante Estrela de Lacerda, o bravo e lendário Col. Zuza.
O Cel. Zuza mantinha na fazenda que corresponde a toda a extensão da área do atual município, homens armados que combatiam bandidos e eram combatidos pelas forças militares do Estado.
O povoado desenvolveu-se em redor de uma capela construída pelo mestre José Pedro.
Gentílico: curral-velhense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Curral Velho, pelo decreto-lei estadual nº 2210, de 19-12-1959, subordinado ao município de Itaporanga.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Curral Velho, figura no município de Itaporanga.
Elevado à categoria de município com a denominação de Curral Velho, pela lei estadual nº 3057, de 02-07-1963, desmembrado de Itaporanga. Sede no atual distrito de Curral Velho ex-Localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-10-1964.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso