Histórico
POUCO se sabe sobre o início do povoamento do atual município. Acredita-se, porém, que em 1874, já existia pequena povoação, de vez que naquele ano foi adquirida uma imagem de Nossa Senhora das Dores e sino para colocar na capela existente no lugarejo.
O topônimo Natuba, em seguida foi mudado para Trambeque e, mais tarde, para Barra de Natuba.
O município localizava-se às margens do rio Paraíba e, em 1875, devido à uma grande enchente, o rio transbordou, destruindo a Vila de Natuba.
Os moradores edificaram nova povoação mais acima, onde as enchentes não pudessem alcançar.
Alguns moradores contribuíram para a formação do lugarejo, destacando-se Francisco Costa, Manoel de Farias Vasconcelos e João Bezerra, participantes ativos do crescimento do lugar.
O progresso de Barão Bezerra, participantes ativos do crescimento do lugar.
O progresso de Barra de Natuba foi rápido e, em 1914, o Manoel de Vasconcelos fez a doação de um terreno para se construída uma nova sede da igreja, que foi reformada, em 1940, e hoje é a Matriz da comunidade, sob orago de Nossa Senhora das Dores.
Gentílico: natubense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Natuba, pela lei provincial nº 2, de 11-09-1848, subordinado ao município de Umbuzeiro.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Natuba figura no município de Umbuzeiro.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Natuba, pela lei estadual nº 2601, de 29-11-1961, desmembrado de Umbuzeiro. Sede no antigo distrito de Natuba. Constituído de 2 distritos: Natuba e Pirauá, ambos desmembrado de Umbuzeiro. Instalado em 27-10-1962.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Natuba e Pirauá.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso