Histórico
O local onde se localiza a cidade de Iguaraci era conhecido antigamente pelo nome "Logradouro" em virtude dos primeiros moradores levarem para lá, seus rebanhos para pastarem. Essa localidade pertencia ao Sr Antonio Rabelo sanzzone, e que por volta de 1912, o Sr Manoel Bezerra de Melo construiu uma casa de taipa e ali fixou residência, e que nesse mesmo ano o Sr Antonio Rabelo doou ao patrimônio de São Sebastião, parte de suas terras, o que fez o Padre Carlos Cottart, vigário da paróquia de Afogados da Ingazeira, construir uma casa onde seria realizadas as santas missas. Atrídos pelos cultos religiosos, várias pessoas para lá se deslocaram e próximo a casa do referido Padre, foi erguida uma latada, onde passou a ser comercializada carne, e logo no ano de 1913, o Sr João Barbosa inaugurou uma casa comercial, pois no local já se encontrava um pequeno aglomerado de casas.
Com a Ajuda dos moradores, o Padre Carlos Cottart, construiu uma capela dedicada ao culto de São Sebastião, no ano de 1914, quando a povoação já era conhecida pelo nome de "Macacos" em virtude de uma família conhecida por esse nome, por motivo de os mesmos serem caçadores desses animais.
Por não está satisfeito com essa denominação, o Sr Sebastião Alves da Silva, que era representante da localidade junto ao município de Afogados da Ingazeira a quem pertencia o aglomerado, conseguiu que esse nome fosse mudado para Iguaraci.
Gentílico: iguaraciense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Macaco, pela lei municipal nº 122, de 25-11-1916, subordinado ao município de Afogados da Ingazeira.
Pela lei estadual nº 421, de 31-12-1948, o distrito de Macaco passou a denominar-se Iguaraci.
Elevado à categoria de município com a denominação de Iguaraci, pela lei estadual nº 4954, de 20/12/1963, desmembrado de Afogados da Ingazeira. Constituído de 3 distritos: Iguaraci, Irajaí e Jabitacá, ambos desmembrado do município de Afogados da Ingazeira. Instalado em 30-03-1964.
Localização Municipal:
O município está localizado na Macroregião do Sertão Pernambucano e na Microregião do Pajeu, com uma área territorial de 770,3 km2, limitando-se ao Norte com Tabira, Ingazeira e Tuparetama, ao Sul con Sertânia, ao Leste com Tuparetama e o estado da Paraiba, ao Oeste com Afogados da Ingazeira.
A sede municipal está a 558m de altitude em relação ao nível do Mar, tem sua posição geográfica determinada pelo paralelo de -7º50'06,4 da latitude -37º30'54,0 de longitude.
O clima é semiárido quente, com temperaturas variando entre 20ºC e 36ºC
Fonte: IBGE
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso