Histórico
Município criado pela lei estadual nº 4477. Coivaras do Piauí, foi desmembrado do município de Altos Piauí. A comunicação do município faz-se através de estradas de rodagem piçarrada, ligando-se com os município de Picos de Altos ? 28 km; Campo Maior ? 30 km e Alto Longá ? 18 km.
A sua principal produção é a extração da Cera de Carnaúba e Coco Tucum. A palha da Carnaúba é utilizada na confecção de vassouras.
Na agricultura destaca-se a produção de arroz, em cultura de subsistência.
Na pecuária destaca-se a criação de bode e ovelha (caprinos e ovinos).
Conta o município com energia elétrica, telefone e água canalizada. Duas empresas de ônibusservem ao município: Emp. C. Santos e Emp. Área Leão. A distância de Teresina ? Capital do estado é de 192 km.
Gentílico: coivarense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Coivaras, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias, da constituição estadual de 05-10-1989, com o topônimo, área territorial e limites estabelecidos pela lei estadual nº 4477, de 29-04-1992, desmembrado de Altos. Sede no atual distrito de Coivaras ex-povoado de Coivaras. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: IBGE
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso