Etimologia. Cafelândia Palavra híbrida formada pelos termos ?café? e ?land?, acrescida do sufixo nominativo ?ia?. O termo ?café?, que é o fruto do cafeeiro, apresenta diversas formas e origens: no francês ?café?, no árabe ?qahuã?, no turco ?qahvé? e pelo italiano ?caffé?. O termo ?lând? origina-se do inglês e significa terra. O sufixo nominativo ?ia? vem do grego ?ía? e designa qualidade, estado, propriedade, lugar (AN, ABHF, AGC).
Origem Histórica. Em outros tempos, argentinos e paraguaios permearam o território regional por conta do extrativismo da erva-mate. Deve-se aos paraguaios o primeiro nome da localidade: Caixão.
O povoamento efetivo de Cafelândia deu-se a partir de 1948, através das famílias de Daniel Perboni, Noríbio Tomaz, Francisco Krachuski, Benito Fernandes, João Cruz e outros. Em 1951, foi a vez de Fioravante Motter, Guerino Motter e Germano Alba, proveniente de Erechim-RS. Posteriormente vieram da cidade de Taió-SC, as famílias de Ovídio Pianezzer, Caetano e Gregório Squizatto. Com a chegada de novos moradores houve também a mudança de nome da localidade, que passou de Caixão para Cafelândia, em referência aos imensos cafezais que abundavam na terra fértil.
Em 1953, foi construída a primeira capela, sob liderança de Fioravante Motter, e o primeiro pároco que visitou a comunidade, que contava quarenta famílias, foi o pe. Vitoldo. Uma lei municipal , de 7 de outubro de 1961, criou a subprefeitura do lugar, que passou a chamar-se Cafelândia d?Oeste. A Lei Estadual n.º 4.668, de 31 de dezembro de 1962, criou o distrito judiciário, com denominação simplificada para Cafelândia. O município de Cafelândia foi criado através da Lei Estadual n.º 7.292, de 29 de dezembro de 1979, com território desmembrado de Cascavel e instalado em 1º de fevereiro de 1983.
Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - PARANÁ GENTE
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso