Embora o município de Artorga, de que se originou o município de Lobato tenha sido obra da Companhia de Terras Norte do Paraná, Poucas referencias históricas encontradas nada informam sobre sua fundação.
Esta Companhia Imobiliária não tardou em trazer grupos de aventureiros para a conquista das terras.
Os primeiros moradores da localidade onde hoje se encontra o município de Lobato estabeleceram-se ali no ano de 1.948. Entre estes pioneiros figura Ildefonso Martins Portelinha, Haride Cavalete e Oscar Coltrin Ribeiro.
Ildefonso Martins Portelinha, foi o primeiro Prefeito Eleito do Município, tomou posse em 1.956.
Lobato nem ao menos chegou a ser distrito administrativo do município de Astorga, pois foi elevado diretamente a município, pela Lei Estadual n° 2.804, de 31 de julho de 1.956, com sua área desmenbrada do município de Astorga.
Também não há referências quanto à origem do nome do Município. Presume-se que tenha sido fundado por paulistas, estes o tenham batizado por esta denominação em homenagem a Monteiro Lobato, escritor brasileiro.
Lobato esta situada na fertil região setentrional do Paraná, com predominancia de terras roxas, onde o ciclo cafeeiro, no período de 2 décadas, atraiu migrantes de todo o país, especialmente do Estado de São Paulo, de onde herdou os padrões culturais.
LOCALIZAÇÃO - A cidade de Lobato esta localizada nas coordenadas geográficas: 23° 00' 30" de latitide sul e 51° 54' de longitude W.GR.
ALTITUDE - na sede municipal a altitude é de 480 metros.
Seus habitantes são chamados Lobatenses.
ÁREA - sua área é de 240,904 km²
ASPECTOS ECONÔMICOS - Lobato sedia uma grande indústria de laticínios, com produtos de grande aceitação no mercado nacional.
ASPECTOS CULTURAIS - sempre no inverno realiza-se a Festa da Leitoa no Tacho, esta atrai um grande número de pessoas.
Fonte: IBGE
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso