NOTAS HISTÓRICAS
Os primitivos habitantes vindos do sul do país, chegaram no Município em 1950. Foram eles Antônio Rockenback, Erich Ritscher, Oswaldo Heinrich e Benno Weirich.
A criação, o desenvolvimento e a vida histórica da comunidade estão ligados ao constante trabalho da industria Madeireira Colonizadora Rio Paraná - MARIPÁ, empresa comercial constituída por gaúchos, liderados por Alfredo Ruaro, Luiz Alberto Dalcanalle, aliados a Curt e Egon Bercht, Willy Barth e Julio Gertun de Azevedo Bastian, que compraram, no inicio de 1945, da Companhia de Maderas Del Alto Paraná, a Fazenda Britânia, com grande área de terras. Através dessa empresa, chegaram na região oestina os primeiros colonizadores, o que se poderia chamar de "Invasão Gaúcha no Oeste do Paraná".
O Município teve seu nome originado do grande e inesquecível desbravador, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. É cognominado Município da Produção pela sua agricultura e pecuária. Os habitantes do Município são chamados de rondonenses.
Formação Administrativa
O Distrito foi criado em 6 de julho de 1953, pela Lei Municipal nº. 17 e o Município, em 25 de julho de 1960, pela Lei Estadual nº. 4.245.
Na ocasião, figurou com os Distritos de Marechal Cândido Rondon (Sede), Margarida, Nova Mercedes, Porto Mendes, e Quatro Pontes. Atualmente, compõem-no os de: Marechal Cândido Rondon (Sede), Bom Jardim, Iguiporã, Margarida, Novo Horizonte, Novo Três Passos, Porto Mendes e São Roque.
O termo foi criado em 6 de julho de 1953 e a comarca, em 15 de julho de 1968.
Marechal Cândido Rondon - Lei Estadual nº 4245, de 25-07-1960, desmembrado dos Municípios de Toledo e Foz do Iguaçú.
Fonte: IBGE
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso