Paraná - PR
Histórico
A história começou com a demarcação das terras pelo índio Francisco Tororó, que fincou o primeiro marco entre o cemitério e o Rio Bonito, criando a localidade de Marquinho, hoje um pouco descentralizada da primeira demarcação em função do desenvolvimento, constituindo a atual sede do município de Marquinho.
Foi habitado em 1899, na região de Marquinho Velho, sendo os primeiros fundadores: José Ribeiro (José Grande ) , Elias Ribeiro, João Ribeiro, Hipólito Ribeiro, Antônio Ribeiro, Joaquim Ribeiro e Pedro Ribeiro.
O primeiro padre vinha a cavalo de Virmond celebrar missas no Marquinho, chamava-se Pe. Gino. Celebrava missas na residência de Pedro Ribeiro.
Em 1942, foi fundada a sede do atual município de Marquinho, sendo os primeiros moradores: Henrique Gonsiorhiewicz, Otávio Folda, Napoleão Lopes Padilha e Adão Wachak. Mais tarde em 1955, passou a ser distrito de Guarapuava, através de solicitação feita por Napoleão Lopes Padilha.
Com poucas perspectivas de comércio, pois os colonos não podiam vender seus produtos por absoluta falta de compradores, o comércio era realizado em Guarapuava ou Goioxim.
Mais tarde a partir de 1943, começou a vir pessoas de outros lugares, como do estado de Santa Catarina e da cidade de Cruz Machado. Ao chegar aqui compraram terras do governo e desenvolveram safras de suínos, os quais eram transportados a pé para Goioxim, Cantagalo ou até Guarapuava.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Marquinho, pela lei estadual n.º 790, de 13-11-1951, com terras do distrito de Goioxim, subordinado ao município de Guarapuava.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Marquinho, figura no município de Guarapuava.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.
Pela lei estadual n.º 7575, de 12-05-1982, o distrito de Marquinho foi transferido do município de Guarapuava, para constituir o novo município de Cantagalo.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Marquinho, figura no município de Canatagalo.
Elevado à categoria de município com a denominação de Marquinho, pela lei estadual nº 10834, de 22-06-1995, desmembrado de Cantagalo. Sede no antigo distrito de Marquinho. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.
Transferência distrital
Pela lei estadual n.º 7575, de 12-05-1982, transfere o distrito de Marquinho do município de Guarapuava, para constituir o novo município de Cantagalo.
Fonte:
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso