Histórico
Nos idos de 1745, o Capitão João Leitão Arnoso, proprietário da Fazenda dos Pilões, encravada numa grande faixa de terra explorada e ocupada com currais onde se criava gado, fundou uma povoação às margens do Rio Apodi. A fazenda progrediu e em 1755, João Leitão era conhecido como um grande senhor fazendeiro e criador de gado nas terras da ribeira do Apodi. Com o crescimento do gado houve a necessidade do Capitão adquirir mais terras para melhor acomodar seus rebanhos, e adquiriu uma área entre sua propriedade e a Fazenda Serra Branca.
A Fazenda Pilões continuou seu desenvolvimento, chegaram muitos trabalhadores com suas famílias fazendo que o povoado fosse crescendo e ganhasse sua capela, as casas de comércio iam surgindo e acontecia a feira livre local, e foi assim que a fazenda do Capitão Leitão gerou uma nova comunidade.
Ao passar do tempo o povoado recebeu o nome da fazenda que o originou e manteve-se por muitos anos com o nome Pilões. Em 20 de agosto de 1963, por força da Lei nº 2.905, Pilões desmembrou-se de Alexandria e tornou-se um novo município potiguar.
Gentílico: pilonense
Formação administrativa
Distrito criado com a denominação de Pilões pela lei estadual nº 2771, de 10-05-1962, Subordinado ao município de Alexandria.
Elevado à categoria de município com a denominação de Pilões, pela lei estadual nº 2905, de 20-08-1963, desmembrado do município de Alexandria. Sede no atual distrito de Pilões expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 19-09-1963.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso