Rondonia - RO
História
Por volta de 1966 os irmãos Melhorança, José Candido e Romeu, atendendo apelos publicitários do governo militar, que desejava a ocupação da Amazônia Oriental, com o lema "integrar para não entregar", saíram da cidade de Andradina, SP, migrando para Pimenta Bueno, RO, quando a intenção inicial era ir para o Acre. Com base em documentação sem valor, fundaram a Colonizadora Itaporanga, vendendo lotes para os colonos em terras localizadas à margem esquerda da BR-364, sentido Porto Velho - Cuiabá, afastadas, aproximadamente, 30 quilometros do leito da rodovia.
Partindo de Pimenta Bueno, a 5 Km deixaram a BR-364, adentraram 28 Km na mata, chegando ao alto de uma colina, local escolhido para o núcleo do empreendimento colonizador. Os irmãos Melhorança denominaram o lugar de Espigão por suas caracteristicas peculiares. O nome de Espigão d'Oeste foi sugerido por um padre e aceito pela comunidade.
Gentílico: espigãosense-d'oeste
Formação Administrativa
Através do decreto-lei nº 81.272, de 30 de janeiro de 1978, a localidade de Espigão d'Oeste, com o mesmo nome de origem, foi elevada à categoria de distrito do Município de Pimenta Bueno.
Através da lei nº 6.921, de 16 de junho de 1981, com área desmembrada do município de Pimenta Bueno, foi criado o Município de Espigão d'Oeste, sem mudar de nome.
Fonte: IBGE
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso