Em 13 de julho de 1977 o Engenheiro Agrônomo Expedito Rafael, executor do INCRA em Cacoal, pousou de helicóptero no pátio da escola comunitária Vital Brasil, localizada na linha 200, a uma distância de 16 KM do atual centro da cidade, com a finalidade de determinar o local para a instalação do núcleo urbano do projeto. Foi escolhido o cruzamento da linha 25 com a linha 184, onde foram feitas as demarcações e distribuição dos lotes urbanos, tendo o povoado recebido o nome do projeto de colonização: Rolim de Moura.
Sem nunca ter sido distrito o povoado de Rolim de Moura foi transformado em município no dia 05 de agosto de 1983, através do Decreto-Lei nº 071, assinado pelo Governador José Teixeira de Oliveira, com área desmembrada do Município de Cacoal.
O nome do município é uma justa homenagem a Antônio Rolim de Moura Tavares, Governador da Capitania de Mato Grosso (1751 a 1764), Visconde de Azambuja, Vice-Rei do Brasil, que consolidou a conquista da fronteira portuguesa nos rios Guaporé e Madeira, terras onde no futuro seria criado o próspero Estado de Rondônia.
Gentílico: rolimourense.
Fonte: TOPONÍMIA DE RONDONIA(REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA/VOLUME/57).
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso