Rio Grande do Sul - RS
Histórico
O nome do antigo distrito, hoje Município de Arroio do Padre, advém do nome do organizador e primeiro administrador da Feitoria - o padre Francisco Xavier Prates. Era professor do Mosteiro de São Bento e do Convento Santo Antônio no Rio de Janeiro, tendo falecido em 1784, e irmão de Paulo Xavier Rodrigues Prates, mais tarde proprietário da região da cidade de Canguçu e da ilha da Feitoria e de todo o primitivo Rincão do Canguçu, a concluir-se de mapa elaborado por Alberto Coelho da Cunha, refletindo as sesmarias concedidas em Pelotas.
Também a história conta, que o nome surgiu com a história do padre que ia atender às famílias de sua comunidade, quando num dia de chuva, ele saiu a cavalo e entrou no arroio que estava muito cheio. A força da água o arrastou e mais adiante o Padre se agarrou em galhos, conseguindo salvar-se. Desde então, o local ficou conhecido como Arroio do Padre.
Gentílico:
Formação Administrativa
No dia 17 de abril de 1996, foi publicada a Lei Estadual nº 10.738 de criação do Município de Arroio do Padre. Em 1º de janeiro de 2001 foi instalado o município.
Fonte: IBGE
Data de atualização: 07/01/2009
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso