O Arroio que corta todo o município de sudeste a nordeste, da zona rural a urbana desemborcando no Guaíba, muito utilizado como atracadouro de embarcações de moradores da cidade. Pesca amadora (pintado, jundiá, traíra entre outros). Muito importante na irrigação de lavouras e pecuária.
Ao desembocar no "Guaíba" no verão, forma uma coroa de areia de um lado ao outro das margens, formando assim a "Barra do Ribeiro". O início do povoamento da sede data de 1800, com a chegada dos açorianos, predominando o elemento português na formação da população.
Em 1874, reinicia-se no RS a corrente migratória que iria atrair, para localidades do meio rural da região colônias de poloneses, alemães e italiano, que desta forma tivera também, grande influência na formação étnica da população do município de Barra do Ribeiro.
O município teve origem na charqueada de Antônio Alves Guimarães, instalada na sesmaria que lhe fora concedida por Dom Luís de Vasconcelos e Souza, em 1780. Sua denominação de Charqueada foi substituída pela de Barra, mais tarde para Barra do Ribeiro, devido sua localização geográfica no encontro do Arroio Ribeiro com o Rio Guaíba.
Fonte: Prefeitura Municipal
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso