Rio Grande do Sul - RS
Histórico
Somente na década de 1940 passaram a se instalar colonizadores proveniente de outras regiões, principalmente da chamada "Colônia Velha". Inicialmente chamada "Boca da Picada", era passagem obrigatória para quem seguia para Três Passos, a então chamada "Colônia Militar do Alto Uruguai".
Localizada em terra fértil, com grandes reservas naturais, a pequena comunidade prosperou rapidamente, o que motivou o topônimo "Bom Progresso". O primeiro morador da cidade foi Pedro Diniz, na década de 40, mais conhecido por Pedro Bicuí.
Um fato curioso merece registro: em 1965, o Cel. Jefferson Osório iniciou um movimento quixotesco contra a recente "Revolução de 64", com a pretensão de fazer uma marcha à Foz do Iguaçu, por ocasião da inauguração da "Ponte da Amizade". Neste evento, estavam presentes os Presidentes Castelo Branco, do Brasil, e Alfredo Stroessner, do Paraguai.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Bom Progresso, pela Lei Municipal n.º 165, de 16-04-1963, subordinado ao município de Campo Novo.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Bom Progresso, figura no município de Campo Novo.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991.
Elevado à categoria de município com a denominação de Bom Progresso, pela Lei Estadual n.º 9.567, de 20-03-1992, desmembrado do município de Campo Novo. Sede no antigo distrito de Bom Progresso. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: Confederação Nacional de Municípios
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso