Rio Grande do Sul - RS
Histórico
O povoamento do local onde atualmente se localiza a cidade de Cachoeirinha, começou com a construção da estrada de Gravataí - Santo Antônio da Patrulha, em terras de D. Josefa Eulália de Azevedo, por meio da pioneira, Alicinha Brigadeiro, por ser esposa do Brigadeiro Rafael Pinto Bandeira.
Essas terras foram loteadas dando início a construção de casas à margem da referida estrada. Deu origem ao nome de Cachoeirinha por existir uma pequena cachoeira situada a aproximadamente 3 km da ponte de ferro sobre o rio Gravataí. Essa Cachoeirinha, como era chamada, desaparecia em época de estiagem. Quando começaram a dragar o rio Gravataí, para facilitar a navegação das pequenas embarcações, dinamitaram a Cachoeirinha, desaparecendo o acidente geográfico que explica a origem do topônimo.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Cachoeirinha, pela Lei Municipal n.º 3, de 07-06-1957, subordinado ao município de Gravataí.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Cachoeirinha, figura no município de Gravataí.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.
Elevado à categoria de município com a denominação de Cachoeirinha, pela Lei Estadual n.º 5.090, de 09-11-1965, desmembrado do município de Gravataí. Sede no antigo distrito de Cachoeirinha. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-05-1966.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: Confederação Nacional de Municípios
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso