Rio Grande do Sul - RS
Histórico
A colonização chegou em Caiçara por volta de 1922, encontrando aqui uma densa floresta somente habitada por alguns caboclos. A partir daí com a chegada de inúmeros imigrantes oriundos de várias regiões do estado do Rio Grande do Sul, principalmente da região de Santa Maria, sendo a maioria deles de descendência européia ocuparam este território sulista.
Por muitos anos antes de se tornar município, Caiçara se chamou Lagoa da Figueira. Ditados populares afirmam que o nome teria por objetivo gratificar um determinado local, formado por abundante sombra e água fresca, oferecidas por uma Lagoa e uma grande Figueira, onde viajantes descansavam quando cortavam esta região com destinos diversos. A certeza que estas terras já eram habitadas, antes da colonização, por índios, faz o povo acreditar que o sentido do nome possivelmente tenha significado indígena. Registros apontam que os indígenas foram os primeiros a palmilhar o território caiçarense.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Caiçara (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 15, de 01-03-1948, desmembrado do distrito de Prado, subordinado ao município de Iraí.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito permanece no município de Iraí.
Pela Lei Estadual n.º 2.523, de 15-12-1954, o distrito de Caiçara passou a fazer parte do novo município de Frederico Westphalen.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Caiçara permanece no município de Frederico Westphalen.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Caiçara, pela Lei Estadual n.º 5.067, de 19-10-1965, desmembrado de Frederido Westphalen. Sede no antigo distrito de Caiçara (ex-povoado). Constituído de 2 distritos: Caiçara e Ipuaçu, ambos desmembrados do município de Frederico Westphalen. Instalado em 19-05-1965.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Caiçara e Ipuaçu.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: Confederação Nacional de Municípios
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso