Rio Grande do Sul - RS
Histórico
Na colônia Padre João de Castilho, onde está localizada a sede do município de Dezesseis de Novembro, o pioneiro foi Luis Hengen, o qual fixou sua residência ao nordeste, aproximadamente mil metros da praça onde posteriormente se instalou uma marcenaria e um monjolo.
No entanto, os relatos dos pesquisadores alegam que Hugo Hoff e Daniel Schneider, ao comprarem a área, demarcaram o perímetro urbano e nessa definição foi destinada uma quadra para a praça da futura cidade. Na data de dezesseis de novembro do ano de 1941, João Paulo Ricachewski derrubou a primeira árvore na quadra ao sul da praça para a instalação de sua residência. Com o passar dos anos, vários novos moradores fixaram suas residência no centro e na localidade de Dezesseis de Novembro.
Em 1945, a pedido dos proprietários, Hugo e Daniel organizaram uma festa na comunidade local, com objetivo de denominar a localidade-sede, que foi realizada no dia dezesseis de novembro.
Durante a festa, foram acolhidas as sugestões dos presentes para o nome do município no final do dia ser votada. Uma única sugestão foi Dezesseis de Novembro.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Dezesseis de Novembro, pela Lei Municipal n.º 343, de 30-06-1959, subordinado ao município de São Luiz Gonzaga.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Dezesseis de Novembro, figura no município de São Luiz Gonzaga.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.
Elevado à categoria de município com a denominação de Dezesseis de Novembro, pela Lei Estadual n.º 8.555, de 11-04-1988, desmembrado de São Luiz Gonzaga. Sede no antigo distrito de Dezesseis de Novembro. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.
Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.
Assim permencendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: Prefeitura Municipal
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso