Inicialmente, esses lotes foram chamados de Núcleo Norte, em referência a Colônia de Silveira Martins, núcleo da colonização.
Mais tarde, foi denominada Nova Udine em homenagem a Udine, na Itália.
Logo de início, surgiu a Capela construída pela comunidade e surgiu a vila à qual o Instituto Histórico e Geográfico do estado deu nome de Ivorá, uma denominação indígena que significa "Rio da Praia Formosa".
A Quarta leva de imigrantes a se estabelecer no Rio Grande do Sul, chegou em 1976, e se instalou na então denominado Núcleo Colonial Italiano de Silveira Martins.
Núcleo Norte (Ivorá), a primeira denominação do atual município de Ivorá, foi fundado em 25 de setembro de 1883, onde se estabeleceram famílias oriundas de Údine, Friuli e de Vêneto.
Recebeu a denominação de Núcleo Norte por localizar-se ao norte de Silveira Martins, sede da colonização. Em 1° de janeiro de 1939, Núcleo Norte passou a categoria de Vila com o nome de Ivorá, pelo motivo de que durante a Segunda Guerra Mundial, sugeriu-se que cidades e vilas cujos nomes eram de procedência italiana, fossem substituídos por topônimos em língua portuguesa.
Este então é o motivo pelo qual Nova Údine passou a chamar-se de Ivorá, nome de origem indígena que significa Rio Bonito.
Fonte: IBGE E CONF.NACIONAL DE MUNICIPIOS
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso