Histórico
Os primeiros alemães chegaram ao estado no dia 25 de julho de 1824, nas margens do Rio dos Sinos, se espalharam nos Vales do Jacuí, Sinos, Caí e Taquarí. Por volta de 1890 iniciou-se a colonização denominada Colônia do Alto Jacuí.
O início da colonização deu-se pelo ano 1910, quando chegou neste local procedente de Santa Cruz do Sul o Senhor Otto Radtke. A princípio a localidade denominava-se Otto Radtke. Após , passado algum tempo a parte alta passou a denominar-se Lagoa dos Três Cantos. Recebeu este nome por causa de uma lagoa existente neste local, em formato triangular, e que servia de ponto de referência aos primeiros tropeiros e viajantes da época. A lagoa ainda hoje existe e encontra-se totalmente restaurada e fica junto ao Parque do Centro Administrativo Municipal se constituindo num dos pontos turísticos do município . Este nome deve ter surgido com a colonização, por volta de 1897.
Logo nos primeiros anos de colonização, formou-se no local um núcleo residencial, por ser ¨Beira de Picada¨.
Alguns anos depois, a localidade recebeu outro nome na parte norte, ou seja HAMBURGO. Com isso, houve uma divisão da localidade, em se tratando de nome. A parte Sul passou a chamar-se Lagoa dos Três Cantos e era a parte baixa, o lado Norte, ou seja, a parte alta, chamava-se Hamburgo, nome esta surgido, em virtude de morar no local, onde hoje se situa um colégio, um professor de nome Draeger, que era natural de Hamburgo, da Alemanha e que foi o criador do nome.
Otto Radtke, chegou em Lagoa dos Três Cantos em 1910, estabelecendo-secom casa de negócio, serraria e beneficiamento de madeiras. Homem perspicaz e de larga visão, entendia que esta localidade, dada a sua proximidade de Não-Me-Toque e Tapera e as excelentescondições de seu solo fértil, coberto de imensa reserva florestal, poderia ter grande futuro. Por isso, começou logo hábil trabalhando de propaganda, procurando atrair das colônias velhas outros elementos , especialmente bons agricultores. Favoreceu a construção de casas de moradia e promoveu energicamente as primeiras iniciativas tendentes a instalação de várias pequenas indústrias. Foi um autêntico líder, ouvido e acatado. Deve por tais e outras razões ser considerado o fundador de Lagoa dos Três Cantos, embora não tenha sido o primeiro a estabelecer-se no lugar. Muitos anos mais tarde, razões de comércio e de interesse particular, o induziram a se transferir para Santa Bárbara onde continuou suas atividades comerciais.
Como todo o Alto Jacuí, também Lagoa dos Três Cantos possuia solo exuberante, recoberto de majestosa floresta de pinhais e madeira de lei. Era comum encontrar pinheiros de 80, 100 e até 150 centímetros de diâmetro, com vinte metros de comprimento aproveitável, podendo ser tirados três a quatro toras, capazes de dar vinte e cinco dúzias de tábuas.
O dialeto alemão ainda é falado por grande parte dos seus moradores que são originários da região de Westfália e Hünsrick, na Alemanha.
Gentílico: Três-cantense
Formação Administrativa
A Lei Municipal 682 de 22-08-1980, do município de Tapera, criou o distrito de Lagoa dos Três Cantos.
O Decreto nº 44 de 10-12-1980 instala o distrito de Lagoa dos Três Cantos sendo o 2º distrito do municío de Tapera.
Por Lei Estadual nº 9.632 de 20-03-1992 é criado o Município desmembrando-se de Tapera e de Não-Me-Toque
No dia 03-10-1992 foi realizado a primeira eleição municipal.
Em 01-01-1993 é instalado o município.
Por Lei Municipal nº 093 de 15-07-1994 é criado o distrito de Linha Glória.
O município possui dois distritos sendo Lagoa dos Três Cantos (distrito sede) e Linha Glória permacendo assim até 2007.
Fonte: IBGE www.lagoa3cantos.rs.gov.br www.rsvirtual.net www.raizesdosul.com.br www.cnm.org.br
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso