Rio Grande do Sul - RS
Histórico
A região de Passo Fundo, onde se situa o município de Mato Castelhano, foi primitivamente habitada por diversas tribos indígenas tupis e guaranis.
Essas tribos legaram algumas denominações: os dois Distritos que vieram a formar o município, Mato Castelhano e Campo do Meio chamavam-se, respectivamente, Mondeca, que significa mato das armadilhas e Cariroi, que significa onde se colhe a erva- mate.
Por volta de 1632, o Padre Mola, missionário jesuíta, chegou à região, reunindo os índios na redução de Santa Tereza, possivelmente onde haja se localiza o povoado Povinho Velho, no município de Mato Castelhano.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Mato Castelhano (ex-localidade), pela Lei Municipal n.º 2.404, de 15-12-1987, com terras desmembradas dos distritos de Campo do Meio, Coxilha e São Roque, subordinado ao município de Passo Fundo.
Em divisão territorial datada de 1988, o distrito de Mato Castelhano, figura no município de Passo Fundo.
Elevado à categoria de município com a denominação de Mato Castelhano, pela Lei Estadual n.º 9.645, de 30-03-1992, desmembrado do município de Passo Fundo. Sede na localidade de Mato Castelhano. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: Confederação Nacional de Municípios
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso