O primeiro nome do município "Conventos Vermelhos", foi dado pelos marinheiros que navegavam pelo Rio Taquari, ao encontrarem, à margem esquerda, um arroio de águas barrentas, avermelhadas pela erosão provocada pelas chuvas, naquele lugar ermo, próprio para retiro e refúgio, como se fosse um convento natural, daí a denominação que permaneceu por vários anos.
O núcleo de Conventos Vermelhos foi fundado em 27 de maio de 1881, em terras que pertenciam anteriormente à família Santos Pinto. O núcleo foi ocupado por agricultores de origem alemã, italiana, lusitana, suíça, polonesa e francesa, fundando as primeiras comunidades, construindo as primeiras igrejas e escolas. Os primeiros moradores do local foram Cesário Piccinini, Cândido Giongo, Emílio Rotta, Sílvio Piccinini e José Brock.
Com o desenvolvimento do povoado, em 18 de maio de 1898, foi criado o Distrito de Conventos Vermelhos.
Em 1900 ocorre a mudança da denominação de "Conventos Vermelhos" para "Roca Sales". O novo nome originou-se de dois importantes fatos internacionais: em 1899, quando o presidente da Argentina, Júlio Argentino Roca, visitou o Brasil e teve a visita retribuída, no ano seguinte, pelo presidente brasileiro, Manuel Ferraz de Campos Sales. Para homenagear os dois Presidentes, o novo Intendente de Estrela, Francisco Ferreira Brito (atendendo à solicitação do Sub-Intendente, Napoleão Maioli), mudou a denominação para "Roca Sales".
O distrito era forte produtor de banha, exportava-a para a sede municipal.
Em 13 de setembro de 1924, o distrito de Roca Sales foi elevado à categoria de freguesia.
Com o passar dos anos, o povoado desenvolveu-se e iniciou o movimento emancipacionista. Em 18 de dezembro de 1954, Roca Sales foi desmembrado de Estrela e instalado em 28 de fevereiro de 1955, sendo o primeiro Prefeito Irineo D'Anúncio Rota e Vice-Prefeito Lothar Brentano.
CARACTERÍSTICAS
A população total do município era de 9.922 habitantes, de acordo com a Contagem da População do IBGE (2007).
Sua área é de 208 km², representando 0.0775% do Estado, 0.037% da Região e 0.0025% de todo o território brasileiro.
Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.812 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)
Gentílico: Rocassalense
Data de Criação: 18/12/1954
Lei de Criação: Lei nº . 2551
Ano de Instalação: 1954
Município de origem: Estrela
Microrregião: Lajeado-Estrela
Mesorregião: Centro Oriental Rio-Grandense
Distância à Capital: 103,55Km
Vias de Acesso: RS 129, VRS 341
Altitude da Sede: 60 m
Área Territorial: 208,49 km²
Clima: Subtropical
- Aspectos Físicos
Localizada à margem esquerda do Rio Taquari, Roca Sales é o entroncamento ferroviário de duas importantes estradas: a Ferrovia do Trigo, que liga o Vale do Taquari à região do Planalto do Rio Grande do Sul, e a Tronco Sul, que parte em direção ao centro do País. A cidade é banhada pelo Rio Taquari.
- Economia
Roca Sales tem sua economia alicerçada na agropecuária, com o predomínio da agricultura familiar e do minifúndio. Na agricultura destaca-se o cultivo de milho e soja; na pecuária, a suinocultura, avicultura e gado leiteiro. Outra atividade que está em desenvolvimento é a piscicultura. Também merecem destaque, a fruticultura (pêssego, uva, citrus e goiaba) e o reflorestamento.
As indústrias de calçados e de produtos alimentícios praticamente dominam o setor industrial.
A agricultura é responsável por 45% da economia, seguida pelo setor industrial com 37%. O comércio e a prestação de serviços contribuem com 18%.
- Cultura
Se constata a diversificação das raças (principalmente alemães e italianos) que colonizaram Roca Sales.
Na gastronomia, percebe-se um retorno ao passado, onde se comemoram os tradicionais Kerbs, um sinônimo de festa e comilança, preservando a tradição dos primeiros imigrantes.
Roca Sales é também conhecida como "Cidade da Amizade".
Fonte: IBGE PREFEITURA MUNICIPAL FAMURS REGIÃO DOS VALES
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso