Rio Grande do Sul - RS
Histórico
A nossa história começou muito tempo atrás. Na época em que aqui era mata virgem e ainda existiam índios.
Em 1914, os primeiros colonizadores foram chegando em busca de terras aráveis e trazendo seus hábitos e costumes. Este povoado foi crescendo, surgindo as primeiras casas comerciais, as escolas, as igrejas, os hotéis, as serrarias.
Cada vez mais crescia o comércio local e a população se movimentava para a emancipação do atual Distrito "Belo Centro", assim conhecido e chamado pelos colonizadores devido às terras serem planas e belas.
Muitos foram as pessoas que lideravam a Campanha para tornar-se independente do município mãe. Santa Rosa, pois nosso distrito tinha condições de desenvolvimento rápido e as pessoas corajosas como nossos emancipacionistas lutaram contra as idéias contrárias, da cidade mãe e com um movimento árduo, sem medir esforços, conseguiram em 10 de setembro de 1959 criar o novo município de "TUPARENDI".
Tuparendi então continuou crescendo, tendo como 1º Prefeito o Senhor Diniz Gazzana. Muitos estabelecimentos comerciais fecharam e outros surgiram, muitos fatos e acontecimentos culturais e sociais realizados foram dando lugar para outras atividades de acordo com as necessidades locais.
As primeiras escolas de Tuparendi foram a escola municipal Dez de Maio; Escola Particular Vera Cruz e o Grupo Escolar da Sede, hoje escola estadual Amadeu do Prado Mallmann que muito contribuíram e ainda contribuem na formação das nossas crianças e jovens. Mais tarde foram criadas as demais escolas municipais e estaduais. Também surgiram dois hospitais que atendiam os enfermos, sendo que hoje existe apenas um e que atende toda a população, além de 04 postos de saúde que atualmente estão atendendo a população, principalmente de baixa renda.
Através da serraria Lunardi tivemos o primeiro gerador de luz que beneficiava aos moradores tuparendienses fornecendo energia elétrica até as 23 horas e 30 minutos. As pessoas recebiam o aviso, através de um pequeno sinal (duas piscadinhas) de que o desligamento se faria dentro de alguns minutos.
Sabemos que não foi fácil para o nosso município chegar onde está, muitas pessoas lutaram e defenderam idéias sem se preocupar com os gastos e situações difíceis, mas graças a essas pessoas que nossos tuparendienses podem desfrutar hoje de educação, lazer, saneamento, etc.
Gentílico: tuparendiense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Tuparendi, pelo decreto estadual nº 7842, de 30-06-1939, subordinado ao município de Santa Rosa.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito figura no município de Santa Rosa.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito permanece no município de Santa Rosa.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.
Elevado à categoria de município com a denominação de Tuparendi, pela lei estadual nº 3820, de 10-08-1959, desmembrado de Santa Rosa. Sede no antigo distrito de Tuparendi. Constituído de 3 distritos: Tuparendi, Cinqüentenário e Porto Mauá. Todos desmembrados do município de Santa Rosa. Instalado em 10-09-1950.
Pela lei municipal nº 104, de 07-06-1963, é criado o distrito de Cerro Alto e anexado ao município de Tuparendi.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 4 distritos: Tuparendi, Cinqüentenário, Cerro Alto e Porto Mauá.
Pela lei estadual nº 9587, de 20-03-1992, desmembra do município de Tuparendi o distrito de Porto Mauá. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 3 distritos: Tuparendi, Cerro Alto e Cinqüentenário.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso