Rio Grande do Sul - RS
Histórico
O antigo nome de Vale Real era Kronenthal, nome impropriamente traduzido do alemão que significa Vale da Coroa, vale da Coroa de Montanhas.
Segundo estudos do padre Arthur Rabuske, o nome Kronenthal surgiu devido a geografia do município que é constituído por um imenso vale cercado por treze morros que formam uma verdadeira coroa natural. Alceu Massao diz que recebeu esse por existir ali uma capela dedicada aos Reis Magos.
Há uma lenda local contada por sobre a origem do nome: Logo que os imgrantes aqui chegaram, aconteceu que um dos amigos do pai-esposo Peetr Krewer perdeu a filha. Como todo costume cristão a enterramos. Os coveiros fizeram uma cova ao lado da capelinha que ficava onde hoje mora Irena Gregory, na estrada de Canto Krewer, na hora do enterro as mulheres colocaram ao redor da cova uma coroa de ramos verdes entrelaçados com flores. Quando os coveiros desceram o caixão, o pai da menina morta exclamou, ai está a morada de minha filha, die kron onenthar - a coroa e a cova. Mais tarde estas palavras seriam a origem ao nome Kronenthal.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Vale Real, pela Lei Estadual n.º 9.615, de 20-03-1992, desmembrado do município de Feliz. Sede no atual distrito de Vale Real. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.
Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 5 distritos: Arroio do Ouro, Canto Krewer, Forqueta Baixa e Morro Gaúcho.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: Prefeitura Municipal
Data de atualização: 12/05/2011
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso