Guia da cidade - AGUAS DE LINDOIA


Detalhes da cidade: AGUAS DE LINDOIA-SP


  • Cidade: AGUAS DE LINDOIA - Estado: SP
  • DDD: 19
  • Região: Amparo
  • População: 18.705 habitantes (Homens: 46% / Mulheres: 48%)
  • Homens: 8.542
  • Mulheres: 8.898
  • Total de domicílios: 5.652
  • Distância da capital (em km): 119
  • Área (km²): 600
  • Densidade demográfica: 2.907
  • Frota de veículos: 9.591
  • Indústrias: 444
  • Serviços: 709
  • Agronegócios: 149
  • Comércio: 791
  • Número de empresas: 2.093
  • Serviços de saúde: 19
  • Agências bancárias: 7
  • Educação: 23
  • Administração pública: 5
  • Atividades financeiras: 12
  • Correios e telecomunicações: 1
  • Transportes: 24
  • Alojamento: 46
  • Alimentação: 220
  • Comércio e reparo de veículos: 55
  • Serviços em geral: 297
  • Indústria extrativa: 2
  • Construção: 48
  • Reciclagem: 1
  • Eletricidade, gás e água: 2
  • Indústrias em geral: 391
  • Comércio atacadista: 74
  • Comércio varejista: 717


  • ÁGUAS DE LINDÓIA

    HISTÓRICO

    Como sesmaria, as terras de Àguas de Lindóia foram doadas a Manoel de Castro em 1790. Anteriormente a essa data era um ponto situado nas serras, conhecido apenas por aventureiros que cruzavam as matas em busca do ouro das Minas de Goiás e que, tendo contraído doença nas suas incursões, encontraram a cura nas águas mornas que brotavam das montanhas. A notícia se espalhou e a localidade passou a ser chamada Àguas Santas.

    Somente por volta de 1909, o médico italiano Francisco Tozzi, através do Padre Henrique Tozzi, soube das propriedades medicinais das águas quentes. Os argumentos do padre Henrique o convenceram e o Dr. Tozzi, que residia em Serra Negra, acabou comprando a região leiloada pelo governo, tornando a propriedade patrimônio público.

    Em meados de 1930, chegou a Águas de Lindóia o Dr. Vicente Rizzo, que, casando-se com a filha do Dr. Tozzi, juntou-se a ele na campanha de emancipação político-administrativa de Estância, o que não tardou.

    Em 1946, o Governo do Estado procedeu à desapropriação das fontes medicinais, dando início a um plano de obras e melhoramentos. Águas de Lindóia foi dotada, então, de um dos mais belos e completos balneários do País.

    GENTÍLICO: LINDOIENSE.

    FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

    A antiga Capela de Brotas, no Município e Comarca de Serra Negra, foi elevada a distrito de paz pela Lei nº 638, de 29 de julho de 1899, com o nome de Lindóia.

    Pelo Decreto nº 6.501, de 19 de Junho de 1934, o Município foi desmenbrado do de Serra Negra, ainda com o nome de Lindóia, tendo por distrito Termas.

    Em 16 de Novembro de 1938, pelo Decreto nº 9.731 criou-se a Estância Hidromineral de Lindóia.

    Por Lei nº 2.456, de 30 de Dezembro de 1953, a sede do município passou para o povoado de Termas de Lindóia, com a denominação de Águas de Lindóia, tendo como distrito sua sede em Lindóia.

    Em 31 de Dezembro de 1963, através do Decreto nº 8.050, perdeu o distrito de Lindóia, transformado em município, ficando Águas de Lindóia apenas com o distrito da sede. Esta situação permanece até os dias de hoje.

    Fonte:

Para Empresa/Profissional

Entrei nas redes sociais

Política de Cookies   |   Política de Privacidade   |   Política de Proteção de Dados   |   Termos e Condições de Uso


Guia de Empresas - Entrei.net - 2007 - 2022