São Paulo - SP
Histórico
O Município teve sua origem com a construção de uma capela por João Bento Alves, Joaquim Láu Machado, Caetano Fioretto, Agostinho Martins da Costa, João Batista Pereira, Antônio Bento Alves, Júlio Negrão e Chagas Negrão, denominada Capela do Barreiro, nome que ficou conhecido até 1910, passando depois a se chamar Barreiro. Esse nome deeu-se ao rio que passava pelas proximidades da sede municipal, cujas margens eram constituídas por banhados conhecidos por ?Barreiros?, os quais atraiam muitos pássaros. Arandu significa Barreiro na língua Tupi-Guarani.
Gentílico: aranduense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Arandu, pelo decreto-lei estadual nº 14334, de 30-11-1944, subordinado aos municípios de Avaré e Cerqueira César.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Arandu figura nos municípios de Avaré e Cerqueira César.
Em divisão territorial datada de I-VII-1955, o distrito de Arandu permanece nos municípios de Avaré e Cerqueira César.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.
Elevado a categoria de município com a denominação de Arandu, pela lei estadual nº 8092, de 28-02-1964, desmembrado dos municípios de Avaré e Cerqueira César. Sede no antigo distrito de Arandu. Constituído do distrito sede. Instalado em 19-03-1965.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Fonte:
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso