São Paulo - SP
Histórico
A margem esquerda do rio Aguapeí, cortado pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, o território do atual Município de Irapuru ( do tupi ? uirapuru ? , que é uma espécie de pássaro) começou a ser povoado por volta de 1948, quando vieram agricultores de diversas regiões de São Paulo e outros Estados, atraídos pelas suas terras férteis.
Os proprietários das terras desbravadas, Junqueira Netto e Cia, incumbiram Oswaldo Leite Ribeiro de loteá-las e vende-las, organizando este a empresa Sociedade Irapuru Ltda., que iniciou a derrubada das matas e a construção das primeiras casas.
Em 1948, foi fundada a povoação de Irapuru, que ganhou rápido desenvolvimento graças principalmente a cultura do café e do algodão.
Chegando a Distrito de Paz ainda em dezembro do mesmo ano subordinado ao Município de Pacaembu.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Irapuru (ex-povoado), pela lei nº 233, de 24-12-1948, subordinado ao município de Pacaembu (ex-Guaraniúva).
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Irapuru figura no município de Pacaembu.
Elevado à categoria de município com a denominação de Irapuru, pela lei nº 2456, de 30-12-1953, desmembrado do município de Pacaembu. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1955.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Fonte:
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso