São Paulo - SP
Histórico
Por volta de 1920, o Coronel Benedito Soares Marcondes e Clóvis Dias Valente chegaram ao território em que atualmente se encontra o município.
Adquiriram extensa gleba de terras, dividindo-as em lotes e vendendo aos novos povoadores Paulo Vicente de Azevedo, José Maria Mathias, Francisco de Azevedo, entre outros.
Os fundadores do povoado, Coronel Benedito Soares Marcondes e Clóvis Dias Valente, construíram as primeiras habitações e estradas de ligação com os povoados vizinhos. Dedicaram-se, ainda, a cafeicultura e, posteriormente, ao cultivo do algodão.
Os habitantes do novo povoado denominaram-no João Ramalho, homenagem ao bandeirante João Ramalho, fundador de Santo André, na região da grande São Paulo, um dos esteios no povoamento do Planalto do Piratininga.
Formação adminstrativa
Distrito criado com a denominação de João Ramalho, pelo decreto nº 7058, de 05-04-1935, subordinado ao município de Quatã.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito João Ramalho figura município de Quatá.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.
Elevado à categoria de município com a denominação de João Ramalho, pela lei estadual nº 5285, de 18-02-1959, desmembrado do município de Quatá. Sede no antigo distrito de João Ramalho. Constituído do distrito sede. Instalado em 19-03-1959.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Fonte:
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso