São Paulo - SP
Histórico
No ano de 1947, quem descesse as águas do belo Rio Grande, encontraria uma ilha com arvoredos altos de grandes copadas. Mais tarde esta mesma ilha recebe o nome de Ilha da Mutuca. Do lado esquerdo do rio fica situado o Porto Ribeiro, desse ponto na barranca do rio, rumando no sentido sul numa estrada que, nessa época, transitava-se somente com carros de boi e cavalos, encontramos a 11 km de distancia do barranco do rio um povoado de pessoas corajosas e destemidas. Este povoado foi inicialmente formado por lavradores do sertão santalbertinense, comerciantes, pescadores e garimpeiros.
O povoado foi fundado por Belizário de Almeida, em 27 de abril de 1948 foi lançada a Pedra Fundamental e a seguir o levantamento do Cruzeiro.
Os primeiros moradores, entre eles José Patrício, José Maria Rodrigues, Fernando Peres Garcia, Gabriel Gonçalves, Osório Floriano de Souza, Altino Roberto da Silva e outros, fizeram as primeiras picadas, transformando-as em estradas de rodagens, ligando o povoado de Santa Albertina aos povoados e córregos vizmnhos.
No dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, no ano de 1959, foi inaugurada a estrada que liga Santa Albertina a cidade de Jales, construída pelo engenheiro Dr. Euphly Jalles, prefeito de Jales naquela época.
Em 1959 foi doado ao município, pelo então governador do Estado, um grupo gerador de energia. Em 1962, foi inaugurada a rede de energia elétrica, em 1964 é inaugurado o posto telefônico, em 1968 o Grupo Escolar, doado anos antes, e que era o cartão de visita da cidade.
Gentílico:
Formação Administrativa
No inicio da década de 1950, o povoado de Santa Albertina foi reconhecido como Distrito de Paz, exatamente no dia de 30 de dezembro de 1953 pelo Decreto-Lei nº 2.456, vigorando a partir de 1º de dezembro de 1954, e pertencendo ao Município de Jales.
No dia 18 de fevereiro de 1959, o Distrito de Santa Albertina passou à categoria de município, pelo Decreto-Lei nº 2.285, vigorando a partir de 2 de janeiro de 1960.
Fonte: Arquivos Municipais; Depoimentos
Data de atualização: 07/01/2009
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso